Servidores, Roteadores e Firewall

Montamos para sua empresa servidores que ajudarão a você se organizar e solucionar de forma eficiente seus problemas de acordo com suas necessidades.

Servidores de Arquivos

Com a popularização e facilidade de acesso a computadores, surgiu a necessidade de se estabelecer uma comunicação entre eles. Com esta situação, as informações deixaram de ficar em apenas um micro e se descentralizaram por toda a rede.

Com a descentralização das informações, existe a possibilidade de se ter por exemplo 2 arquivos com informações do mesmo tipo mas atualizado de forma diferente. A dificuldade de se realizar cópias de segurança em uma rede onde não existe um servidor com a finalidade de centralizar as informações é muito grande e trabalhosa.

A solução:

Com o uso de software livre, a equipe oferece um servidor de arquivos que poderá centralizar em um único local todos os arquivos dos usuários da rede.

Segurança:

Com a tecnologia de segurança a nível de usuário, cada usuário da rede tem seu dados particulares mais seguros de forma que cada um acesse apenas a pasta permitida a ele.

Servidores web

Com o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, tornou-se comum o uso de redes internas dentro das empresas. Estas redes internas dão uma possibilidade de comunicação enorme dentro da empresa, como por exemplo, o acesso instantâneo de páginas web que podem ser acessadas somente pelos computadores da empresa. Nesta situação, C.I.s, Memorandos e outros documentos podem ser disponibilizados para o acesso e consulta, sem obrigatoriamente ter o documento em papel impresso, ele seria lido apenas na tela do computador, no navegador web e, se necessário, impresso.

O Problema:

Disponibilizar documentos a nivel externo pode ser algo intimidador, visto serem documentos de cunho interno. Contratar um serviço externo pode gerar uma certa fragilidade no sistema.

A solução:

Com o uso de software livre, a desenvolTec oferece um servidor web que poderá centralizar em um único local páginas web para a rede da empresa, sem a possibilidade de acesso por computadores externos.

Segurança:

Usuários externos à empresa não podem acessar o conteúdo restrito da empresa e, áreas específicas e restritas dentro da própria empresa só podem ser acessadas mediante o uso de senhas, restringindo mais ainda o uso e acesso a textos e documentos da empresa.

 

LTSP (Linux Terminal Server)

A questão:

A grande necessidade de economizar e implantar soluções avançadas dentro de uma empresa é de grande importância. O projeto LTSP da desenvolTec oferece a você esta solução, reduzindo os gastos na montagem de laboratórios de infomática em geral. Com apenas 1 microcomputador de alto desempenho, e vários micro de "baixo custo" o projeto LTSP da desenvolTec torna esta fantasia em realidade, fazendo com que sua empresa economize uma quantia significadamente na implantação do laboratório.


O funcionamento:

Os micros de baixo custos, interligados por um sistema de rede, são inicializados apartir do servidor de alto desempenho, tornando-se um terminal de serviço do servidor e oferecendo aos usuários todos os recursos em processamento do micro central de alto desempenho. Isto faz com que a empresa economize muito na compra de microcomputadores.

 

Roteadores e Firewall

firewall

Com a popularização da internet e o acesso à informática por pequenas empresas, tornou-se cada vez mais comum o acesso dos computadores a sites na internet. Se por um lado a internet abriu um

mundo de informações, ela também abriu um mundo de perigos. Vírus, perda de dados particulares, tudo isso deixou de ser um perigo somente dos filmes, passando a ser um perigo da vida real. Para dar aos computadores uma segurança ao acessar a internet, podemos utilizar como recurso um roteador.

Com o roteador, podemos entao distribuir para toda a rede a internet, dando possibilidades ao administrador um controle sobre o tráfego das informações da rede interna com a internet.

Pode-se limitar, bloquear, redirecionar o acesso conforme as necessidades da rede, impedindo por exemplo, que sites potencialmente perigosos sejam acessados.

Uma outra utilização do roteador, que necessariamente não está ligada à internet é de dividir uma rede dentro da empresa em 2 redes menores. Com este recurso, pode-se criar políticas de acesso de uma rede à outra. Os computadores de uma rede podem acessar a outra rede conforme a política da empresa.

O roteador pode ser um equipamento dedicado, feito exclusivamente com este fim, mas pode ser também um computador comum, com algumas modificações simples de hardware e software se adaptam com perfeição à esta necessidade.


Veja Também
Rua Anita Chequer, 81
Viçosa - MG
Cep: 36570-000
(31) 97123-8142(Vivo)
(31) 98822-8020(Oi)
Endereço:
desenvoltec@gmail.com
http://www.facebook.com.br/desenvoltec
Cnpj: 18.082.720/0001-09
Crea: 43453TD
Responsável: Marcelo Santana


Ligue:
Contato:
#!desenvoltecTi